Bom dia a todos!
Inicialmente, gostaria de agradecer aos acessos do post anterior. Espero que continuem acessando o blog.
Na semana passada, recebi uma nova revista que está sendo lançada no mercado Revista Nutrir +, ela está sendo elaborada por nutricionistas e achei o conteúdo abordado muito interessante.
Por este motivo, irei replicar por meio do blog uma notícia publicada na revista sobre Rótulo de Alimentos.
Título: Leitura de Rótulo de Alimentos
Foi realizado um estudo com 100 pessoas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para investigar se entre os brasileiros existe o hábito de ler e utilizar as informações nutricionais contidas nos rótulos de alimentos e bebidas.
Os resultados parciais mostram que:
- 71% lêem rótulo de alimentos;
- 61% verificam apenas a data de validade;
- 9% se preocupam com as calorias;
- 8 % tem interesse em saber os ingredientes.
As estatísticas mostram que as pessoas lêem os rótulos alimentares, não com o intuito de verificar as informações nutricionais, mas apenas para verificar a data de validade.
Ainda assim, outro estudo mostrou que indivíduos que possuem o hábito de ler rótulos consomem menor quantidade de gorduras totais, saturadas e trans, e menor quantidade de frutas e vegetais.
Nota-se a importância de programas específicos que auxiliem os consumidores a ler, compreender e comparar os rótulos nutricionais para que sejam feitas escolhas mais inteligentes.
Fonte: Revista Nutrir +. Setembro/2011 - nº01
E você? Sabe compreender e comparar os rótulos nutricionais?
Com este objetivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, no ano de 2001, colocou à disposição da população as informações necessárias para a compreensão dos rótulos de alimentos, possibilitando a adoção de padrões alimentares saudáveis, por meio do Manual de Orientação aos consumidores (http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_rotulagem.pdf).
Embora, atualmente esteja sendo revista as legislações sobre rotulagem de alimentos, principalmente em relação ao público infantil, este manual é bem esclarecedor e de fácil entendimento para toda a população, e acredito que possa auxiliar no seu entendimento e possível melhora na escolha alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário